Pular para o conteúdo principal

Você é um babaca?

 Muitas vezes nos encontramos em uma rotina, em uma situação acomodada da qual não temos a menor vontade ou coragem de mudar, mesmo que isso custe a nossa felicidade. Nestas situações estamos presentes em corpo, mas nossa cabeça está longe dali, sonhando com o que poderia ser.
 O quadrinho de hoje trata um pouco sobre essas circunstancias, inquietações e pensamentos, e é uma daquelas obras da qual você sai diferente depois da experiência. Estou falando de Você é um Babaca, Bernardo do Alexandre Lourenço.



 O roteiro gira em torno da vida e cotidiano de Bernardo, uma pessoa comum, que todo dia levanta, se veste, pega o ônibus e vai para o trabalho... Mas durante esse processo, a cabeça de Bernardo fica pra trás. Mas tudo segue de forma normal, uma clara alusão as situações nas quais estamos fisicamente presentes, mas nossa cabeça (mente) está em um lugar completamente diferente. Durante a história iremos acompanhar o como o personagem principal vai lidar com essas circunstâncias, e como o surgimento de um paixão irá afetar a vida dele.
 Não vai ser difícil se imaginar nas situações vividas pelo protagonista, é natural lembrarmos das vezes em que deixamos as coisas como estão por preguiça, medo ou seja lá o que. Seja na relação com o trabalho, nos relacionamentos, ou a forma dicotômica com que ele trata as situações racionais e emocionais. Nem tudo é tão preto no branco como deveria ser. É nesses momentos que a história brilha, e traz o questionamento: estaria eu sendo um babaca, como Bernardo?
 Esse é o tipo de quadrinho que mexe com o leitor a partir da primeira página. A forma como o autor resolveu contar sua história é extremamente original: a leitura não deve ser feita na forma tradicional (ou deve?), você tem que descobrir sozinho como tudo está fluindo. É de saltar aos olhos a genialidade e o domínio da narrativa de Alexandre Lourenço.



 A arte "miudinha" da HQ é outro show à parte. Você se perde tentando desvendar e localizar o que mudou com o "passar do tempo". Tudo é construído e colocado de forma a corroborar com a temática detalhista e sentimental do roteiro.
 As cores, em tons pastel, e sempre chapadas, com poucos efeitos de luz e sombra, ajudam a ambientar o leitor nesse cenário de rotina e monotonia. Mas que muda em alguns momentos-chave da história, ajudando na quebra dessa mesma sensação criada anteriormente.
 O quadrinho como um todo oferece mais que uma ótima leitura, oferece uma experiência daquelas transformadoras, algo que pra mim faz parte da cartilha de obras que podem ser consideradas clássicas.



 Esse é mais um quadrinho de poucas palavras, são raros os balões de textos. Mas o autor traz representado em desenhos, ou até pelos espaços em branco, diversas das emoções pelas quais passamos durante a vida. Sensações como se sentir sozinho mesmo estando cercado de pessoas, são colocadas na trama de forma muito sensível e bonita.
 Mesmo este sendo um dos meus quadrinhos nacionais favoritos, demorei pra traze-lo como recomendação aqui, pois é muito difícil falar sobre ele sem estragar algum aspecto da experiência. É complicado apresentar em palavras o que o quadrinho pode te fazer sentir.
 Então se, por um acaso, ainda não tenha ficado clara a qualidade do quadrinho, vale lembrar que Você é um Babaca, Bernardo recebeu duas indicações ao Troféu HQMIX 2017: Roteirista Nacional e Edição Especial Nacional. E também foi presença constante nas listas de melhores publicações do ano passado.
 Essa é uma baita HQ lançado pela editora Mino, e que é leitura obrigatória para os fãs do quadrinho nacional, e uma ótima recomendação pra quem está querendo algo completamente diferente do habitual e que com certeza vai mudar um pouco sua forma de pensar.

 Por hoje é isso. Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário.
 Muito obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a