Pular para o conteúdo principal

A volta do Western

O gênero Western, já foi dominante, tanto no cinema quanto nos quadrinhos. Por volta dos anos 50 e 60, tudo aquilo que tivesse relação com cowboys, chapéus e armas, era sucesso de vendas. Porem com o passar dos anos, outros gêneros se popularizaram e os faroestes perderam espaço, mas nunca deixaram de existir.
 Eis que agora, aos poucos, o gênero volta a ganhar força e produções como a refilmagem de Bravura Indômita (2010), o game Red Dead Redemption, e as séries Westworld e Godless, trazem de volta o interesse do público pelas histórias de caçadores de recompensas, vinganças e tiroteios.
 E é nessa nova leva, que o veterano Pedro Mauro, juntamente com Carlos Estefan lançam Gatilho.


 Bebendo diretamente da fonte dos Spaghetti de Sergio Leone, Gatilho traz a história de um caçador de recompensas que chega a uma cidade abandonada em busca de justiça, algo que a princípio pode parecer clichê, mas que com auxílio da narrativa diferenciada e coragem dos autores, torna-se algo surpreendente e contraria qualquer expectativa de que esse quadrinho seja "mais do mesmo".
 O roteiro é extremamente bem fechado, e permeia por passado e presente de forma a deixar o leitor totalmente preso e apegado aos sentimentos dos protagonistas, como se esta história não estivesse sendo contada, mas sim lembrada por alguém que cavalgou junto aos personagens.

 A arte de Pedro Mauro é de cair o queixo. Durante a leitura é como se o leitor se transportasse para o Velho-Oeste americano, sentindo o sol escaldante, o clima árido e o cheiro de pólvora.
 Fica fácil entender o porque Pedro é um dos maiores nomes do gênero do país, e também reconhecido internacionalmente. O domínio que ele tem sobre o traço, e principalmente sobre o preto e branco é magnifico.


 Gatilho foi uma das grandes surpresas da CCXP17, o quadrinho foi sucessos de vendas e figurou em diversas listas de melhores do ano, com muito mérito.
 Este é um quadrinho que talvez tenha aberto a porta pra, quem sabe, uma nova leva de quadrinhos Westerns nacionais.
 Fica aqui a recomendação desta HQ, e o apelo para que os leitores deem chance para o novo, sair da zona de conforto pode render experiências magnificas.
 Para aqueles que estiverem interessador em adquirir o quadrinho, é possível entrar em contato com os autores via e-mail (gatilhohq@gmail.com) e pedir a sua edição.

Por hoje é isso, muito obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a