Pular para o conteúdo principal

O fim do mundo mais bonito que você já viu

 Olha eu aqui trazendo mais uma vez uma HQ com um daqueles clichezões mais que batidos: Apocalipse. Mas segura a onda que mesmo assim eu garanto que esse quadrinho vale a pena.
 A recomendação de hoje é Apocalipse, por favor do Felipe Parucci, com quem eu tive o prazer de trocar algumas palavras e adquirir esse quadrinho na CCXP 2016.


 Esse foi um grande projeto de Felipe, foram 3 anos de muito trabalho, ele assina o roteiro, a arte e a edição da graphic novel, que foge um pouco daquilo que se vê no mercado independente. Não é todo dia que se vê um quadrinho independente de 290 páginas, e com uma qualidade editorial impecável.
 Tudo isso foi possível graças a uma campanha de financiamento coletivo bem sucedida no Catarse.
 Nas palavras do autor: "Apocalipse, por favor é um romance gráfico que conta a história de quatro personagens: Arthur Miró, um homem paranoico de vida tediosa, Anabela, ex atendente de telemarketing sem amor próprio, Jorge, um péssimo namorado e Jesus Correia, "para presidente, vote 666!". Tragédias oriundas do cotidiano tornam o mundo desses personagens absurdamente insuportável."

 Com um roteiro criativo e cativante a HQ é daquelas que você se perde, e quando vê já acabou, e você fica com aquele gostinho de "quero mais" desse universo e desses personagens.
 O jeito com que Parucci consegue trabalhar os encontros e desencontros dos protagonista, e em paralelo o desenvolvimento de cada uma das tramas, é muito bacana, e é difícil de acreditar que este é o seu primeiro quadrinho.
 Um dos quatro protagonistas, Arthur Miró (esse com cara de lobo) é o que mais chama atenção, ele tem uma simpatia única, suas imperfeições, angustias e problemas cativam naturalmente o leitor.
 Além disso a história é cheia de metáforas, umas mais sutis, outras mais diretas, e momentos de humor criados com muita inteligencia e criatividade.


 A arte foi o que me atraiu até o estande do Felipe na CCXP. O jeito com que ele trabalha o preto e branco, é de dar inveja a muito artista veterano. O traço cartunesco e simpático conduz essa história de fim do mundo de uma forma linda e encantadora. Com a mesma arte você consegue se divertir, emocionar e se apaixonar pelos personagens.
 Esse com certeza foi um dos grandes "achados" do ano passado, e é mais do que recomendado pra quem curte um bom quadrinho. Até então ainda não tinha ouvido falar do Felipe Parucci, e desde lá venho acompanhando seu trabalho, e estou aguardando o lançamento do seu mais novo quadrinho, Já era, previsto para o início de novembro.
 Quadrinhos independentes as vezes tem o problema da difícil distribuição pelo país, mas se você se interessou por Apocalipse, por favor ou quer conhecer as outras HQs do autor, todos os trabalhos do Felipe estão a venda aqui.

 Por hoje é isso, espero que vocês estejam gostando do conteúdo do blog, estou sempre tentando melhorar e estou aberto a sugestões e recomendações. Deixem seus comentários e compartilhem com os amigos. Muito obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a