Pular para o conteúdo principal

Chico Bento, Alienígenas e Sentimentos

 Já comentei por aqui sobre as Graphics MSP, mas volto a falar sobre o assunto trazendo, mais especificamente, os quadrinhos sobre um personagem muito querido: Chico Bento.
 Até agora temos duas histórias com o caipira como protagonista. A primeira, Pavor Espaciar, saiu na leva inicial de Graphic Novels, e tem Gustavo Duarte como autor. Agora em 2017 tivemos mais uma, Arvorada, desta vez pelas mãos de Orlandeli.


 Chico Bento é um personagem que traz muito do povo típico do interior do país, o jeitinho caipira de ser. Um "tipinho" cheio de trejeitos, costumes e superstições, mas que possui uma bela relação com a natureza e os animais do campo. Pavor Espaciar traz tudo isso pros quadrinhos, de uma forma humorada e com uma mescla de referências à cultura pop.
 Tudo começa quando os pais de Chico vão fazer um passeio, e deixam Chico e seu primo Lelé sozinhos em casa, naquela que parecia ser uma noite tranquila. Tudo ia bem, até a visita inesperada de alguns alienígenas com planos sinistros. A partir desse ponto os dois meninos, o porco Torresmo e a galinha Giselda, vão passar por alguns perigos e tentar escapar das garras destes seres espaciais.
 O roteiro é bem divertido, e mistura muito bem aventura, suspense e humor. Além disso combina muito bem com a forma que o Gustavo Duarte conta suas histórias, utilizando poucos balões, deixando que os desenhos conversem com o leitor.
 A arte do quadrinho tem todo um charme e um estilo característico do autor, que lembra um pouco de charge, misturado com animação, e com uma colorização incrível.


  A segunda história saí um pouco deste lado humorístico, e tem um tom mais sentimental, além de abordar um tema muito interessante, que é a relação entre diferentes gerações, e como certos ensinamentos são passados dos mais velhos para os mais novos.
 Em Arvorada, Chico vai passar por momentos difíceis, e irá aprender que certas coisas não podem esperar, e que devemos apreciar cada pequeno momento, pois eles são únicos e insubstituíveis.
 O roteiro de Orlandeli é muito bem amarrado, tanto que não posso falar muito mais aqui, para não estragar a experiência de leitura. O que posso dizer é que essa é uma história daquelas que tocam o coração, e que além de nos entreter, ensina.
 Renato Teixeira, compositor e cantor, uma das vozes da cultura caipira, escreveu lindas palavras para a quarta capa de Arvorada: "(...) Nesta singela e bela história de Orlandeli está crava uma verdade imensa que une e dá força pra esse povo todo: a soma dos tempos, como referência. Vô Dita representa todos os amores ancestrais. Chico é um elo.
O desenho é belo, o Brasil é lindo e tudo vai passar, como passam os rios, os pássaros e as estações... Só Chico Bento seguirá pelos tempos; ele simboliza, com muita força, a memória afetiva do povo brasileiro! "
 A arte do quadrinho é linda e única, como alguns dos momentos da história, e brinca com as formas e cores de uma forma incrível. O enquadramento as vezes se mistura a paisagem, as vezes faz parte do cenário, na forma de cercas e árvores, levando o espectador nessa viagem por paisagens rurais. Tudo ajuda a transmitir as emoções dessa história tocante, que até em seu título tem poesia.

 As duas HQs de hoje tem beleza, conteúdo e diversão, e além disso são acessíveis a qualquer um. Afinal quem é que não conhece o Chico Bento? São histórias pra quem ainda não está familiarizado com quadrinhos, e que ainda tem um certo receio de embarcar nesse universo.
 Além disso as duas também tem preços muito bacanas, e são fáceis de encontrar. Inclusive se você se interessou por alguma delas, pode encontra-las no Espaço Nerd. As duas, assim como todas as Graphics MSP são uma ótima dica de presente nesse dias das crianças (mas nem por isso são histórias infantis).

 Por hoje é só, deem um pulo na página do Facebook, compartilhe com os amigos, e deixe suas sugestões aqui nos comentários. Muito obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maior Artist Alley do Mundo!!!

 Aconteceu na ultima semana a Comic Con Experience , o evento mais aguardado do ano para os fãs de quadrinhos e cultura pop em geral.  A quarta edição do evento que acontece em São Paulo sempre no inicio do mês de dezembro, foi maior do que nunca, e contou com o maior Artist Alley do mundo, com 489 artistas, superando New York Comic Con e San Diego Comic Con.  Vários nomes do quadrinho nacional e internacional estiveram expondo seus trabalhos durante os quatro dias de evento. Tive a oportunidade de visitar a feira no sábado e vou trazer alguns destaques de mais essa experiência.  A área dos artistas estava maior que a da edição passada, as filas mais organizadas, e os corredores mais espaçados. Além disso não houve nenhum painel com som alto próximo de alguns artistas como no ano anterior.  Alguns dos nomes internacionais foram os mesmo do ano passado ( Bill Sienkiewicz e Simon Beasley ), o destaque ficou para Glenn Fabry , um dos maiores capistas d...

LARANJA COMICS!

 Os eventos e feiras são de muita importância para todos os envolvidos na produção de quadrinhos, tanto para as editoras quanto pra quadrinistas independentes, e felizmente o numero de eventos vem aumentando recentemente, o que é bom pra todo mundo.  E é nessa onda de novos eventos que surge o 1º Laranja Comics , encontro de quadrinistas e ilustradores de Limeira e região.  Com a proposta de unir publico e artistas, o evento acontece no dia 12 de Agosto no Espaço Nerd , e tem entrada gratuita .  Alguns nomes de peso do cenário nacional estarão presentes:   Luciano Salles é um deles, quadrinista autor de Quarto Vivente , L'Amour: 12oz e Limiar: Dark Matter , também faz trabalhos como ilustrador, tendo trabalhos em jornais importantes como Folha de São Paulo e trabalhado na arte do disco do grupo Liniker e os Caramelows.  Outro grande nome é Ricardo Tokumoto, ou Ryot, o responsável pelo ótimo site de tirinhas riotir...

Você é um babaca?

 Muitas vezes nos encontramos em uma rotina, em uma situação acomodada da qual não temos a menor vontade ou coragem de mudar, mesmo que isso custe a nossa felicidade. Nestas situações estamos presentes em corpo, mas nossa cabeça está longe dali, sonhando com o que poderia ser.  O quadrinho de hoje trata um pouco sobre essas circunstancias, inquietações e pensamentos, e é uma daquelas obras da qual você sai diferente depois da experiência. Estou falando de Você é um Babaca, Bernardo do Alexandre Lourenço.   O roteiro gira em torno da vida e cotidiano de Bernardo, uma pessoa comum, que todo dia levanta, se veste, pega o ônibus e vai para o trabalho... Mas durante esse processo, a cabeça de Bernardo fica pra trás. Mas tudo segue de forma normal, uma clara alusão as situações nas quais estamos fisicamente presentes, mas nossa cabeça (mente) está em um lugar completamente diferente. Durante a história iremos acompanhar o como o personagem principal vai lidar c...