Pular para o conteúdo principal

Chico Bento, Alienígenas e Sentimentos

 Já comentei por aqui sobre as Graphics MSP, mas volto a falar sobre o assunto trazendo, mais especificamente, os quadrinhos sobre um personagem muito querido: Chico Bento.
 Até agora temos duas histórias com o caipira como protagonista. A primeira, Pavor Espaciar, saiu na leva inicial de Graphic Novels, e tem Gustavo Duarte como autor. Agora em 2017 tivemos mais uma, Arvorada, desta vez pelas mãos de Orlandeli.


 Chico Bento é um personagem que traz muito do povo típico do interior do país, o jeitinho caipira de ser. Um "tipinho" cheio de trejeitos, costumes e superstições, mas que possui uma bela relação com a natureza e os animais do campo. Pavor Espaciar traz tudo isso pros quadrinhos, de uma forma humorada e com uma mescla de referências à cultura pop.
 Tudo começa quando os pais de Chico vão fazer um passeio, e deixam Chico e seu primo Lelé sozinhos em casa, naquela que parecia ser uma noite tranquila. Tudo ia bem, até a visita inesperada de alguns alienígenas com planos sinistros. A partir desse ponto os dois meninos, o porco Torresmo e a galinha Giselda, vão passar por alguns perigos e tentar escapar das garras destes seres espaciais.
 O roteiro é bem divertido, e mistura muito bem aventura, suspense e humor. Além disso combina muito bem com a forma que o Gustavo Duarte conta suas histórias, utilizando poucos balões, deixando que os desenhos conversem com o leitor.
 A arte do quadrinho tem todo um charme e um estilo característico do autor, que lembra um pouco de charge, misturado com animação, e com uma colorização incrível.


  A segunda história saí um pouco deste lado humorístico, e tem um tom mais sentimental, além de abordar um tema muito interessante, que é a relação entre diferentes gerações, e como certos ensinamentos são passados dos mais velhos para os mais novos.
 Em Arvorada, Chico vai passar por momentos difíceis, e irá aprender que certas coisas não podem esperar, e que devemos apreciar cada pequeno momento, pois eles são únicos e insubstituíveis.
 O roteiro de Orlandeli é muito bem amarrado, tanto que não posso falar muito mais aqui, para não estragar a experiência de leitura. O que posso dizer é que essa é uma história daquelas que tocam o coração, e que além de nos entreter, ensina.
 Renato Teixeira, compositor e cantor, uma das vozes da cultura caipira, escreveu lindas palavras para a quarta capa de Arvorada: "(...) Nesta singela e bela história de Orlandeli está crava uma verdade imensa que une e dá força pra esse povo todo: a soma dos tempos, como referência. Vô Dita representa todos os amores ancestrais. Chico é um elo.
O desenho é belo, o Brasil é lindo e tudo vai passar, como passam os rios, os pássaros e as estações... Só Chico Bento seguirá pelos tempos; ele simboliza, com muita força, a memória afetiva do povo brasileiro! "
 A arte do quadrinho é linda e única, como alguns dos momentos da história, e brinca com as formas e cores de uma forma incrível. O enquadramento as vezes se mistura a paisagem, as vezes faz parte do cenário, na forma de cercas e árvores, levando o espectador nessa viagem por paisagens rurais. Tudo ajuda a transmitir as emoções dessa história tocante, que até em seu título tem poesia.

 As duas HQs de hoje tem beleza, conteúdo e diversão, e além disso são acessíveis a qualquer um. Afinal quem é que não conhece o Chico Bento? São histórias pra quem ainda não está familiarizado com quadrinhos, e que ainda tem um certo receio de embarcar nesse universo.
 Além disso as duas também tem preços muito bacanas, e são fáceis de encontrar. Inclusive se você se interessou por alguma delas, pode encontra-las no Espaço Nerd. As duas, assim como todas as Graphics MSP são uma ótima dica de presente nesse dias das crianças (mas nem por isso são histórias infantis).

 Por hoje é só, deem um pulo na página do Facebook, compartilhe com os amigos, e deixe suas sugestões aqui nos comentários. Muito obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a