Pular para o conteúdo principal

[Entrevista] Juscelino Neco

 Juscelino Neco já apareceu por aqui no primeiro post do blog, onde indiquei o seu primeiro quadrinho: Parafusos, Zumbis e Monstros do Espaço. Depois disso ele "deu à luz" seus outros dois "filhos": Zumbis Para Colorir e Matadouro de Unicórnios.
 Tive o prazer de conhecer Juscelino durante a CCXP 2016, e agora convidei-o para fazer mais uma estreia aqui no blog. Dessa vez ele irá inaugurar nossa sessão de entrevistas!
 Foi um bate-papo bacana, onde tive o prazer de fazer algumas perguntas sobre sua relação com os quadrinhos, carreira, seu novo projeto e algumas outras coisinhas que vocês vão conferir aqui embaixo:


Arte de Wagner Willian

 Você é um cara que assumidamente gosta de clichês, então aqui vai um: Você se lembra de como foi o seu primeiro contato com os quadrinhos? E como foi que você decidiu que iria fazer o seu próprio quadrinho?

Não consigo lembrar quando comecei a ler quadrinhos, mas acredito que leio desde sempre. Passei minha infância colecionando gibis de terror e da Turma da Mônica. Também herdei da minha mãe uma coleção de Mestres do Terror e Calafrio que eram um tesouro pra mim. Tenho umas até hoje. Mas lembro exatamente que decidi que queria fazer quadrinhos quando li uma historinha do Piteco e descobri que existiam pessoas que trabalhavam com isso. Antes eu achava que as revistas em quadrinhos surgiam por algum tipo de mágica obscura. 

 Seu primeiro quadrinho traz na quarta capa elogios de nada mais nada menos que Laerte. Seu livro Zumbis para colorir é um sucesso de vendas internacional. E Matadouro de Unicórnios foi indicado ao HQ MIX 2017. Como você está lidando com todo esse reconhecimento? Você acha que isso gera alguma espécie de pressão pra você?

Sinceramente, acho que ainda estou na terceira divisão dos quadrinhos nacionais. E, sendo mais sincero ainda, não penso muito no que o público espera de mim. Na verdade estou testando um pouco os limites porque acho que o mundo está cada vez mais careta e as pessoas cada vez mais intolerantes. Seja como for, tenho conseguido passar mais ou menos incólume.

 Você é um pesquisador da área de quadrinhos, pelo que eu pesquisei seu mestrado e doutorado estão envolvidos com esta mídia. Como foi que você resolveu levar essa paixão pro lado mais acadêmico?

 Na verdade eu redescobri os quadrinhos quando entrei na universidade. Eu já tinha meio que desistido seguir uma carreira nessa área, mas comecei a perceber a amplitude dessa mídia e que eu poderia trabalhar em alguma coisa relacionada com quadrinhos sem necessariamente ser artista. Então foi uma decisão de ordem prática, de conseguir ganhar a vida com alguma coisa que eu gosto. Só depois eu decidi tentar realmente fazer quadrinhos. É curioso porque eu comecei realmente a levar os quadrinhos a sério lendo o material que o Rogério de Campos publicava na Conrad e hoje ele é meu editor na Veneta. Ou seja, é duplamente responsável por eu ter me tornado um quadrinhista. Mas eu o perdoo. 

Arte de Juscelino pra uma camiseta da Editora Veneta


 Suas pesquisam abordam grandes nomes dos quadrinhos, como Crumb, Joe Sacco e Angeli. O quanto de influência esse material pesquisado tem sobre os seus trabalhos?

 No que diz respeito a referências, eu roubo tanto e de tanta gente que sempre que me perguntam sobre um artista específico eu falo que me influenciou. Angeli? Certamente. Joe Sacco? Claro! Zé Ramalho? Por que não? Mas assim, conscientemente os cartunistas que mais me influenciaram são Robert Crumb e Gilbert Shelton, além dos artistas da EC Comics. O outro eixo que norteia minha produção vem dos filmes de terror: Sam Raimi, Tobe Hooper, Mojica, Peter Jackson (antes dos hobbits), Stuart Gordon, Lucio Fulci, John Carpenter, David Cronenberg... Acho que é por isso que tem uma coisa tão estranha no meu trabalho, porque são histórias de terror/ humor negro com uma estética que remete mais ao quadrinho underground.

 Falando agora sobre o seu próximo trabalho, um quadrinho baseado em Reanimator, do Lovecraft. De onde surgiu a ideia? Como está o processo de produção?

 Faz um tempo que eu queria fazer uma adaptação de uma obra do Lovecraft, mas sempre pensava no problema de como representar visualmente essas coisas que, a priori, são inconcebíveis, levam o homem a insanidade e essas pataquadas todas. Aquela coisa do horror cósmico dele é legal justamente porque deixa aberto pro leitor imaginar como diabos seriam aquelas criaturas. Nada que eu possa desenhar vai ser melhor que essa coisas difusa e horrorosa que cada leitor constrói dentro da própria cabeça... Então eu decidi fazer uma adaptação de uma história mais pé no chão. Sempre fui muito fã de A Noiva do Reanimator, do Stuart Gordon, então dei uma lida no conto original e achei perfeito. Tem zumbis e tem universidade, duas coisas que eu entendo. Sem falar que é um conto horroroso. Sério, é provavelmente o pior conto que o Lovecraft escreveu na vida. Acho que eu ficaria meio receoso de adaptar, sei lá, Nas Montanhas da Loucura, mas sentei o dedo no Reanimator sem pena. Como diz o Jodorowsky, se você respeitar muito a obra original é impossível fazer um filho... Com um pouco de sorte, acho que o Reanimator saí até o final do ano.

Prévia de Reanimator


Pra finalizar, você tem alguma indicação de um material que você leu ultimamente? 

Li um quadrinho Emil Ferris muito legal: My Favorite Thing is Monsters. Por coincidência, a coisa que eu mais gosto também são monstros.



Por hoje é isso galera, curtam a página no Facebook, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a