Pular para o conteúdo principal

Mergulhando fundo

 Você consegue mensurar o tamanho da influência dos acontecimentos do seu passado, naquilo que pode vir a acontecer no futuro? Você tem coragem pra encarar os "fantasmas" do passado? Ou prefere esconde-los em algum cantinho nas profundezas da sua mente?
 Acho que todas essas perguntas vem a tona depois de apreciarmos a beleza de O Soldador Subaquático.


 Fruto da mente do talentosíssimo Jeff Lemire, a HQ foi lançada aqui no Brasil no fim de 2016, e foi presença constante nas listas de melhores lançamentos do ano.
 Muito diferente dos seus trabalhos pelas grandes editoras, O Soldador Subaquático traz um lado mais sensível e sentimental do autor, que aqui não só roteiriza mas também é o responsável pela arte do quadrinho.
 A história gira em torno de Jack Joseph, cuja profissão dá nome ao quadrinho, e que vive em uma pequena cidade litorânea do Canadá, junto de sua esposa Suse. Eles estão esperando seu primeiro filho, isso está mexendo com a cabeça de Jack, que ainda passa por uma experiencia estranha durante um dia de trabalho, que torna toda a situação mais turbulenta ainda.


  O roteiro trabalha muito a questão pai e filho, o relacionamento de Jack com o pai, o como Jack tem medo da paternidade, a questão de nascimento e morte. Lemire também entra no âmbito daquilo que fazemos muitas vezes sem perceber: enterramos no fundo de nossa memória pensamentos indesejados, deixando a tona somente aquilo que convêm, evitando conflitos, e deixando de encarar certos "fantasmas". Tudo isso é tratado de forma genial e completamente em sincronia com a trama, que vai revelando todo seu mistério em pequenas doses para o leitor, deixando para finalmente culminar em um final majestoso.


 A arte do quadrinho leva o tom "grotesco" característico do autor (que já foi muitas vezes criticado por isso) mas nesse caso, combina perfeitamente com a temática. Certas cenas precisam dessa visceralidade para conseguir passar a emoção ao leitor. Jeff também trabalha muito bem a questão dos enquadramentos: as cenas que se passam no fundo do mar tem sempre quadros largos, as vezes até a pagina toda tomada por um único quadro, afim de representar essa imensidão do mar. Que contrasta com as cenas em terra firme, onde os enquadramentos são mais comuns, dando ao leitor a sensação de sufocamento e pressão sentidas pelo protagonista nessa circunstancias.

 No resumo O Soldador Subaquático é uma obra dessas que marcam a gente, e ficarão pra sempre na memória, um trabalho muito sensível de um autor que já admirava (pelos bons trabalhos com os super-heróis Arqueiro-Verde e Logan), mas que depois dessa leitura subiu muito no meu conceito.
 Se você é fã de histórias emocionantes, essa é uma HQ indispensável!

 Tá gostando do conteúdo do blog? Tem algum quadrinho pra me indicar? Deixe seu comentário.
 Compartilhe o blog com seus amigos, curta a página no Facebook e fique ligado, que logo teremos UMA BAITA NOVIDADE!
Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a