Pular para o conteúdo principal

Lovecraft estaria orgulhoso!

 Uma mistura entre gigante, polvo e dragão, cuja aparência por si só causa loucura em qualquer ser humano. Adorado por um culto secreto, um dos monstros ancestrais que habitam o planeta desde muito antes da humanidade, e cujo o objetivo maior é a destruição completa do planeta. Essa é a definição para o temível Cthulhu, o "astro" da coletânea de contos de terror lançada pela editora Draco.



 Essa terrível criatura surgiu (ou não) da fértil imaginação do lendário H.P. Lovecraft, escritor americano que revolucionou o gênero de terror, trazendo suas criaturas fantásticas aterrorizantes e elementos que só eram usados em ficção cientifica.
 Cthulhu teve sua estréia em O Chamado de Cthulhu, conto de 1928, que logo tornou-se um clássico do gênero. O que fez com que o próprio Lovecraft, e posteriormente todos os admiradores do trabalho dele, criassem toda uma mitologia em volta do "Antigo".
 Foi pensando em toda essa mitologia que a Draco resolveu lançar uma coletânea de contos baseadas nesse universo "lovecraftiano" e pra isso recrutou um time de novos artistas nacionais de grande qualidade: Antonio Tadeu, LuCas Chewie, Dudu Torres, Airton Marinho, Fabrício Bohrer, Caiuã Araújo, Marcio de Castro, Daniel Bretas, Jun Sugiyama, Hilton P. Rocha, Samuel Bono, Lucas Pereira, Bárbara Garcia e Elias Aquino foram os responsáveis por esse mix de terror.


 O quadrinho segue a linha do lançamento anterior da editora O Rei Amarelo em Quadrinhos, com toda a arte apenas em três cores, nesse caso, o preto, o branco e o verde.
 Ao todo são oito contos que passeiam pelo horror, o gore e o bizarro, e convidam o leitor a conhecer um lado obscuro do universo, abrir as portas da mente ao medo indescritível e colocar sua sanidade à prova. São 194 páginas de loucura em tons de verde, que com certeza trariam orgulho a Lovecraft.
 O qualidade desse quadrinho foi tamanha, que encantou público e crítica,fazendo com que o quadrinho recebesse o Troféu HQ Mix (o Oscar do quadrinho nacional) na categoria melhor publicação mix.


 Esse é um quadrinho pra todos que tem um carinho pelo gênero horror/terror pois as histórias tem diferentes tons e formas de abordar o medo, na certa, pelo menos uma delas, vai agradar você.


 Espero que estejam gostando das indicações, e caso já tenha lido, deixe seu comentário com sua opinião sobre o quadrinho. Obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a