Pular para o conteúdo principal

As maravilhas e bizarrices do terror japonês

 Mais uma vez vou falar de um quadrinho de horror, mas essa vai ser a primeira vez que um mangá dá as caras por aqui. Quem faz as honras é Fragmentos do Horror de Junji Ito, mais um lançamento da Darkside.



 Pra quem gosta do gênero horror, o Japão é um país com muito a oferecer nesse nicho. Quem aqui nunca viu O Grito, ou O Chamado? Se você viu as versões americanas, corra para ver os originais japoneses, não que elas sejam ruins, mas os originais estão um nível acima e mostram o quanto o povo da terra do sol nascente trabalha bem o medo e o terror psicológico.
 As histórias de terror são uma tradição japonesa, que assim como aqui eram contadas de geração pra geração, a diferença esta na bizarrice característica japonesa: os monstros, e demônios das historias tem sempre alguma característica ou poder extremamente inusitado.
 Junji Ito é um mangaka japonês que ficou muito conhecido pela sua obra Uzumaki, e depois de ficar um tempo longe das histórias de horror, ele volta com 8 contos horripilantes que fazem jus a tudo o que comentei acima.



Com histórias passando do aterrador ao cômico, do erótico ao escatológico, esses contos mostram que Ito não perdeu o jeito de assustar e amedrontar seus leitores.
 Duas em particular me cativaram e merecem ser comentadas aqui: Gola Rulê Vermelha e Dissecação-chan.
 A primeira traz a bizarra história de um jovem que literalmente perde a cabeça, e tem que segura-la pra que ela não saia rolando por aí. A cena maluca dele segurando sua cabeça no lugar é a capa do mangá inclusive, com uma clara referência a pintura de Edvard Munch: o Grito.
 Já a segunda conta as aventuras de uma garota cujo único objetivo de vida é ser dissecada viva!



 O traço do quadrinho tem um tom grotesco que combina muito bem com o gênero, que mesmo retratando coisas horrendas, pode-se dizer que tem sua "beleza". As expressões dos personagens também se sobressaem e conseguem demonstrar muito bem a principal emoção das histórias: o medo.
 Um quadrinho pro fã de terror não botar defeito, com a qualidade impecável característica da Darkside Books: capa dura (um dos poucos mangás assim lançados no Brasil), com verniz na capa, e 248 páginas. Vale a pena conferir.

 Lembrando que o Espaço Nerd, parceiro aqui do blog, está com DESCONTO DE 20% EM TODA A LOJA até o dia 30 de setembro. É a hora de correr lá e adquirir o seu Fragmentos do Horror e outras indicações aqui do blog com esse descontão!

Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook, a página do Espaço Nerd e deixe seu recado ou recomendação aqui nos comentários. Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a