Pular para o conteúdo principal

Meu amigo Serial-Killer

 Como é que uma pessoa torna-se um serial killer? Essa é uma pergunta muito complicada e que muitos estudiosos e psicólogos tentam responder, mas até hoje não se tem uma resposta simples. É claro que existem alguns fatores que se repetem em alguns casos, como abuso, maus tratos na infância e problemas psicológicos. Porem isso não é sempre uma unanimidade.
 Será que eu ou você teríamos a capacidade de percebermos que um colega de escola teria uma disposição a tornar-se esse tipo de monstro?
 Foi isso que Derf Backderf se perguntou ao descobrir que o esquisitão da turma do colegial havia se transformado no terrível Canibal de Milwaukee.



 Pouco tempo depois de receber as noticias assustadoras dos assassinatos, Derf percebeu que a imprensa não estava dando atenção a historia de como Dahmer cresceu e como isso poderia ter reverberado naquilo que ele viria a ser. Desse pensamento surgiu uma pequena historia em quadrinhos de 8 páginas, mas Derf ainda não sabia muito o que fazer com ela, e acabou deixando-a parada por muito tempo.
 Em 1994 quando Dahmer foi assassinado na cadeia, as ideias voltaram e mais histórias começaram a surgir. Foi então que Derf decidiu levantar todo um material e fazer uma grande pesquisa sobre o colega, afim de fazer uma graphic novel sobre ele. Porem não havia produtores interessados em apoiar o projeto, e Derf se viu obrigado a lançar o material de forma independente, mas como os custos eram altos teve que reduzir o tamanho para apenas 24 páginas.
 O quadrinho foi um sucesso, que deu uma boa alavancada na carreira de Backderf, que lançou outros trabalhos, e finalmente em 2012, com mais recursos e uma pesquisa minuciosa, lançou o definitivo Meu Amigo Dahmer, que está saindo agora aqui no Brasil como o primeiro quadrinho da editora Darkside.



 A HQ traz a tona diversos problemas que Jeff Dahmer enfrentou durante a fase da adolescência: o relacionamento problemático dos pais (que nessa fase foi por água a baixo resultando num processo de divorcio extremamente complicado), Dahmer descobrindo (mas ao mesmo tempo tentando reprimir) a sua homossexualidade, seu estranho prazer em dissecar animais mortos, dentre outras excentricidades do garoto.
 É importante ressaltar que em nenhum momento o autor tenta isentar Dahmer da responsabilidade de seus crimes e transforma-lo em uma vítima, pelo contrario, por diversas vezes na HQ ele enfatiza que Dahmer poderia ter se entregado a policia depois da sua primeira vítima, ou até "enfiar uma bala na própria cabeça". Mas ele também faz questão de evidenciar todas as vezes em que os adultos e responsáveis foram negligentes, ou fizeram vista grossa as esquisitices e maus comportamentos de Jeff.

 A arte tem um traço bem característico das HQs underground americanas, mas cativa os leitores logo nas primeiras paginas, por mostrar muito bem as expressões dos personagens, em seus grandes rostos. O autor também usa muito bem as sombras como um recurso para expressar toda a perversidade escondida no protagonista.
 Lá fora a HQ foi um sucesso, e esta para receber uma adaptação para o cinema, alem de receber elogios de gente da pesada como Robert Crumb (cujo comentário está na capa da edição brasileira) e James Ellroy (autor de Los Angeles: Cidade Proibida). Meu Amigo Dahmer também foi premiada no prestigiado Festival de Angoulême na França em 2014.
 Por fim essa é uma HQ pra todos aqueles que, como eu, tem uma certa curiosidade em entender a psique dessas pessoas (que podem viver ao nosso lado) de uma forma muito pessoal e de fácil entendimento. Se você  já é chegado no assunto, ou ficou interessado em conhecer vou deixar o link da Amazon pra você adquirir a sua.


Espero que vocês estejam gostando das recomendações do blog, e caso você já tenha lido, ou tenha algo a acrescentar, por favor deixe o seu comentário. Obrigado :)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maior Artist Alley do Mundo!!!

 Aconteceu na ultima semana a Comic Con Experience , o evento mais aguardado do ano para os fãs de quadrinhos e cultura pop em geral.  A quarta edição do evento que acontece em São Paulo sempre no inicio do mês de dezembro, foi maior do que nunca, e contou com o maior Artist Alley do mundo, com 489 artistas, superando New York Comic Con e San Diego Comic Con.  Vários nomes do quadrinho nacional e internacional estiveram expondo seus trabalhos durante os quatro dias de evento. Tive a oportunidade de visitar a feira no sábado e vou trazer alguns destaques de mais essa experiência.  A área dos artistas estava maior que a da edição passada, as filas mais organizadas, e os corredores mais espaçados. Além disso não houve nenhum painel com som alto próximo de alguns artistas como no ano anterior.  Alguns dos nomes internacionais foram os mesmo do ano passado ( Bill Sienkiewicz e Simon Beasley ), o destaque ficou para Glenn Fabry , um dos maiores capistas d...

LARANJA COMICS!

 Os eventos e feiras são de muita importância para todos os envolvidos na produção de quadrinhos, tanto para as editoras quanto pra quadrinistas independentes, e felizmente o numero de eventos vem aumentando recentemente, o que é bom pra todo mundo.  E é nessa onda de novos eventos que surge o 1º Laranja Comics , encontro de quadrinistas e ilustradores de Limeira e região.  Com a proposta de unir publico e artistas, o evento acontece no dia 12 de Agosto no Espaço Nerd , e tem entrada gratuita .  Alguns nomes de peso do cenário nacional estarão presentes:   Luciano Salles é um deles, quadrinista autor de Quarto Vivente , L'Amour: 12oz e Limiar: Dark Matter , também faz trabalhos como ilustrador, tendo trabalhos em jornais importantes como Folha de São Paulo e trabalhado na arte do disco do grupo Liniker e os Caramelows.  Outro grande nome é Ricardo Tokumoto, ou Ryot, o responsável pelo ótimo site de tirinhas riotir...

Você é um babaca?

 Muitas vezes nos encontramos em uma rotina, em uma situação acomodada da qual não temos a menor vontade ou coragem de mudar, mesmo que isso custe a nossa felicidade. Nestas situações estamos presentes em corpo, mas nossa cabeça está longe dali, sonhando com o que poderia ser.  O quadrinho de hoje trata um pouco sobre essas circunstancias, inquietações e pensamentos, e é uma daquelas obras da qual você sai diferente depois da experiência. Estou falando de Você é um Babaca, Bernardo do Alexandre Lourenço.   O roteiro gira em torno da vida e cotidiano de Bernardo, uma pessoa comum, que todo dia levanta, se veste, pega o ônibus e vai para o trabalho... Mas durante esse processo, a cabeça de Bernardo fica pra trás. Mas tudo segue de forma normal, uma clara alusão as situações nas quais estamos fisicamente presentes, mas nossa cabeça (mente) está em um lugar completamente diferente. Durante a história iremos acompanhar o como o personagem principal vai lidar c...