Pular para o conteúdo principal

Meu amigo Serial-Killer

 Como é que uma pessoa torna-se um serial killer? Essa é uma pergunta muito complicada e que muitos estudiosos e psicólogos tentam responder, mas até hoje não se tem uma resposta simples. É claro que existem alguns fatores que se repetem em alguns casos, como abuso, maus tratos na infância e problemas psicológicos. Porem isso não é sempre uma unanimidade.
 Será que eu ou você teríamos a capacidade de percebermos que um colega de escola teria uma disposição a tornar-se esse tipo de monstro?
 Foi isso que Derf Backderf se perguntou ao descobrir que o esquisitão da turma do colegial havia se transformado no terrível Canibal de Milwaukee.



 Pouco tempo depois de receber as noticias assustadoras dos assassinatos, Derf percebeu que a imprensa não estava dando atenção a historia de como Dahmer cresceu e como isso poderia ter reverberado naquilo que ele viria a ser. Desse pensamento surgiu uma pequena historia em quadrinhos de 8 páginas, mas Derf ainda não sabia muito o que fazer com ela, e acabou deixando-a parada por muito tempo.
 Em 1994 quando Dahmer foi assassinado na cadeia, as ideias voltaram e mais histórias começaram a surgir. Foi então que Derf decidiu levantar todo um material e fazer uma grande pesquisa sobre o colega, afim de fazer uma graphic novel sobre ele. Porem não havia produtores interessados em apoiar o projeto, e Derf se viu obrigado a lançar o material de forma independente, mas como os custos eram altos teve que reduzir o tamanho para apenas 24 páginas.
 O quadrinho foi um sucesso, que deu uma boa alavancada na carreira de Backderf, que lançou outros trabalhos, e finalmente em 2012, com mais recursos e uma pesquisa minuciosa, lançou o definitivo Meu Amigo Dahmer, que está saindo agora aqui no Brasil como o primeiro quadrinho da editora Darkside.



 A HQ traz a tona diversos problemas que Jeff Dahmer enfrentou durante a fase da adolescência: o relacionamento problemático dos pais (que nessa fase foi por água a baixo resultando num processo de divorcio extremamente complicado), Dahmer descobrindo (mas ao mesmo tempo tentando reprimir) a sua homossexualidade, seu estranho prazer em dissecar animais mortos, dentre outras excentricidades do garoto.
 É importante ressaltar que em nenhum momento o autor tenta isentar Dahmer da responsabilidade de seus crimes e transforma-lo em uma vítima, pelo contrario, por diversas vezes na HQ ele enfatiza que Dahmer poderia ter se entregado a policia depois da sua primeira vítima, ou até "enfiar uma bala na própria cabeça". Mas ele também faz questão de evidenciar todas as vezes em que os adultos e responsáveis foram negligentes, ou fizeram vista grossa as esquisitices e maus comportamentos de Jeff.

 A arte tem um traço bem característico das HQs underground americanas, mas cativa os leitores logo nas primeiras paginas, por mostrar muito bem as expressões dos personagens, em seus grandes rostos. O autor também usa muito bem as sombras como um recurso para expressar toda a perversidade escondida no protagonista.
 Lá fora a HQ foi um sucesso, e esta para receber uma adaptação para o cinema, alem de receber elogios de gente da pesada como Robert Crumb (cujo comentário está na capa da edição brasileira) e James Ellroy (autor de Los Angeles: Cidade Proibida). Meu Amigo Dahmer também foi premiada no prestigiado Festival de Angoulême na França em 2014.
 Por fim essa é uma HQ pra todos aqueles que, como eu, tem uma certa curiosidade em entender a psique dessas pessoas (que podem viver ao nosso lado) de uma forma muito pessoal e de fácil entendimento. Se você  já é chegado no assunto, ou ficou interessado em conhecer vou deixar o link da Amazon pra você adquirir a sua.


Espero que vocês estejam gostando das recomendações do blog, e caso você já tenha lido, ou tenha algo a acrescentar, por favor deixe o seu comentário. Obrigado :)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a