Pular para o conteúdo principal

HIP-HOP + QUADRINHOS = COISA BOA

 Pra quem acha que juntar hip-hop e quadrinhos é uma coisa meio louca e sem sentido, saiba que essas duas coisas tem muita coisa em comum. Por mais difícil que seja afirmar onde exatamente começaram as histórias em quadrinhos (tem gente que diz que foi lá com os egípcios, outros até citam as pinturas dos homens das cavernas) o Yellow Kid pode ser considerado o ponto inicial da nona arte como conhecemos hoje. Ele saiu em 1895 em um jornal de Nova York, mesma cidade que posteriormente, nos anos 70, viria a ser transformada pela cultura Hip-Hop.
 Ambos os movimentos são "filhos bastardos da cultura" e levaram tempo para serem reconhecidos e ganharem respeito. Indo mais fundo podemos dizer que também são parecidos ao retratar situações urbanas reais, e que boa parte das pessoas que consomem esse tipo de cultura vivenciam diariamente, fazendo uma conexão muito forte com o seu público.
 Tudo isso que eu já falei e muito mais é mostrado de forma magistral por Ed Piskor em Hip Hop Genealogia, quadrinho que traz toda a história desse movimento que mudou a cultura mundial.


 Ed fez um trabalho minucioso e preciso sobre o nascimento da cultura Hip-Hop, e mostra todos os grandes nomes musicais desse período como Grandmaster Flash, Afrika Bambaataa e Funky Four Plus One, além de pessoas que foram influentes fora do âmbito musical como Fab 5 Freddy e Basquiat.
 Todo o quadrinho é cheio de referencias musicais, e se vocês me permitem dar uma dica, a experiencia da leitura fica mais incrível se  você colocar essas musicas como uma trilha sonora pro quadrinho.
 O autor usa um traço que combina muito com esse tema urbano que lembra muito as HQs produzida na época do inicio do movimento, e reproduz momentos icônicos com incrível fidelidade, como por exemplo: o clipe da banda Blondie para a musica Rapiture, que foi um dos videoclipes exibidos no primeiro dia de funcionamento da lendária MTV, que contava com a participação de Basquiat e Fab 5 Freddy.


 Esse quadrinho recebeu vários elogios da crítica, alem de ser muito recomendado por ícones da cultura hip-hop. Inclusive a versão brasileira conta com uma introdução feita pelo ilustríssimo Emicida que concedeu entrevista pro Load (canal sobre quadrinhos muito legal) falando desse quadrinho e suas experiencias com quadrinhos (vou deixar o vídeo logo a baixo).


 Resumidamente essa HQ é um guia dos primórdios do Hip-Hop e serve tanto pra quem é fã assumido, tanto pra quem ta chegando agora e ta afim de se aprofundar na história desse movimento.

Se interessou e ta afim de adquirir o seu? Corre lá na Amazon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maior Artist Alley do Mundo!!!

 Aconteceu na ultima semana a Comic Con Experience , o evento mais aguardado do ano para os fãs de quadrinhos e cultura pop em geral.  A quarta edição do evento que acontece em São Paulo sempre no inicio do mês de dezembro, foi maior do que nunca, e contou com o maior Artist Alley do mundo, com 489 artistas, superando New York Comic Con e San Diego Comic Con.  Vários nomes do quadrinho nacional e internacional estiveram expondo seus trabalhos durante os quatro dias de evento. Tive a oportunidade de visitar a feira no sábado e vou trazer alguns destaques de mais essa experiência.  A área dos artistas estava maior que a da edição passada, as filas mais organizadas, e os corredores mais espaçados. Além disso não houve nenhum painel com som alto próximo de alguns artistas como no ano anterior.  Alguns dos nomes internacionais foram os mesmo do ano passado ( Bill Sienkiewicz e Simon Beasley ), o destaque ficou para Glenn Fabry , um dos maiores capistas d...

LARANJA COMICS!

 Os eventos e feiras são de muita importância para todos os envolvidos na produção de quadrinhos, tanto para as editoras quanto pra quadrinistas independentes, e felizmente o numero de eventos vem aumentando recentemente, o que é bom pra todo mundo.  E é nessa onda de novos eventos que surge o 1º Laranja Comics , encontro de quadrinistas e ilustradores de Limeira e região.  Com a proposta de unir publico e artistas, o evento acontece no dia 12 de Agosto no Espaço Nerd , e tem entrada gratuita .  Alguns nomes de peso do cenário nacional estarão presentes:   Luciano Salles é um deles, quadrinista autor de Quarto Vivente , L'Amour: 12oz e Limiar: Dark Matter , também faz trabalhos como ilustrador, tendo trabalhos em jornais importantes como Folha de São Paulo e trabalhado na arte do disco do grupo Liniker e os Caramelows.  Outro grande nome é Ricardo Tokumoto, ou Ryot, o responsável pelo ótimo site de tirinhas riotir...

Você é um babaca?

 Muitas vezes nos encontramos em uma rotina, em uma situação acomodada da qual não temos a menor vontade ou coragem de mudar, mesmo que isso custe a nossa felicidade. Nestas situações estamos presentes em corpo, mas nossa cabeça está longe dali, sonhando com o que poderia ser.  O quadrinho de hoje trata um pouco sobre essas circunstancias, inquietações e pensamentos, e é uma daquelas obras da qual você sai diferente depois da experiência. Estou falando de Você é um Babaca, Bernardo do Alexandre Lourenço.   O roteiro gira em torno da vida e cotidiano de Bernardo, uma pessoa comum, que todo dia levanta, se veste, pega o ônibus e vai para o trabalho... Mas durante esse processo, a cabeça de Bernardo fica pra trás. Mas tudo segue de forma normal, uma clara alusão as situações nas quais estamos fisicamente presentes, mas nossa cabeça (mente) está em um lugar completamente diferente. Durante a história iremos acompanhar o como o personagem principal vai lidar c...