Pular para o conteúdo principal

O melhor BAR

 Como descrever um bom bar? Aquele buteco no qual você entra e não tem vontade de sair? Nem sempre é um lugar confortável, limpinho, mas tem aquela aura aconchegante e sempre, SEMPRE, vai ter aquela "figuraça" que anima o ambiente (até o ponto em que começa a encher o saco). A galera do Miolo Frito resolveu transportar toda essa temática butequística para um quadrinho, e sinceramente, ficou "de lamber os beiço".



 Pra você que ainda não conhece, O Miolo Frito é um coletivo de artistas, mas precisamente composto por Breno Ferreira, Benson Chin, Adriano Rampazzo e Thiago A.M.S. que trabalham com quadrinhos "fora da caixa", com uma pegada underground / podreira que lembra bastante grandes gênios dos quadrinhos nacionais, como Marcatti e Lourenço Mutarelli.
 Esse ultimo inclusive é o responsável pelo prefácio de BAR: "... Sempre me impressionou a vasta produção desses caras, o humor fora de "sync", os desenhos cada vez mais impactantes e cheios de personalidade. (...) O que eles fazem, é novo e velho, ou clássico, ao mesmo tempo."
 Com elogios desses, vindos de um artista do calibre do Mutarelli fica difícil não criar expectativas pra ler esse quadrinho.



 A história toda se passa em um típico bar do centro de São Paulo, com personagens bem malucos e carismáticos. Todos os artistas do coletivo participam da HQ, cada um no seu traço e narrativa particular, que as vezes se misturam, e todos estão integrados nessa temática de pequenos causos de "butiquim". 
 O traço e o humor são típicos de quadrinhos underground, um traço "desleixado", mas expressando muito as emoções e sentimentos dos personagens, que trazem um humor bem ácido e um pouco de loucura.
 O quadrinho tem inspiração em experiências dos autores nos bares e butecos de São Paulo, ponto de encontro para muitas reuniões do grupo, mas não é tão realista, ele explora muito o ficcional e as viagens de cada artista.



 Mesmo sendo lançado por uma editora, a Mino, o pessoal do Miolo Frito se preocupou em manter um ar de independente: toda a encadernação do álbum tem um tom mais rústico, a lombada nada mais é do que todas as páginas coladas, bem "crú" mesmo. O interior também mantem essa pegada, com a HQ toda em azul, sem cores.
 BAR é aquele quadrinho que mostra que a cena ainda vive, que existem ótimos artistas produzindo conteúdo, espalhados pelas esquinas e bares da vida, esperando uma chance de levar seu humor e diversão ao público, só precisando daquela chance, ou aquele empurrãozinho. 
Pra quem já conhece esse lado underground dos quadrinhos BAR é um boa pedida. Se você ainda não conhece também vale a pena conferir. 
 Vale deixar aqui a página do Miolo Frito, pra quem quiser dar uma espiada antes, e sentir um pouco de como é o trabalho dos caras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maior Artist Alley do Mundo!!!

 Aconteceu na ultima semana a Comic Con Experience , o evento mais aguardado do ano para os fãs de quadrinhos e cultura pop em geral.  A quarta edição do evento que acontece em São Paulo sempre no inicio do mês de dezembro, foi maior do que nunca, e contou com o maior Artist Alley do mundo, com 489 artistas, superando New York Comic Con e San Diego Comic Con.  Vários nomes do quadrinho nacional e internacional estiveram expondo seus trabalhos durante os quatro dias de evento. Tive a oportunidade de visitar a feira no sábado e vou trazer alguns destaques de mais essa experiência.  A área dos artistas estava maior que a da edição passada, as filas mais organizadas, e os corredores mais espaçados. Além disso não houve nenhum painel com som alto próximo de alguns artistas como no ano anterior.  Alguns dos nomes internacionais foram os mesmo do ano passado ( Bill Sienkiewicz e Simon Beasley ), o destaque ficou para Glenn Fabry , um dos maiores capistas d...

LARANJA COMICS!

 Os eventos e feiras são de muita importância para todos os envolvidos na produção de quadrinhos, tanto para as editoras quanto pra quadrinistas independentes, e felizmente o numero de eventos vem aumentando recentemente, o que é bom pra todo mundo.  E é nessa onda de novos eventos que surge o 1º Laranja Comics , encontro de quadrinistas e ilustradores de Limeira e região.  Com a proposta de unir publico e artistas, o evento acontece no dia 12 de Agosto no Espaço Nerd , e tem entrada gratuita .  Alguns nomes de peso do cenário nacional estarão presentes:   Luciano Salles é um deles, quadrinista autor de Quarto Vivente , L'Amour: 12oz e Limiar: Dark Matter , também faz trabalhos como ilustrador, tendo trabalhos em jornais importantes como Folha de São Paulo e trabalhado na arte do disco do grupo Liniker e os Caramelows.  Outro grande nome é Ricardo Tokumoto, ou Ryot, o responsável pelo ótimo site de tirinhas riotir...

Você é um babaca?

 Muitas vezes nos encontramos em uma rotina, em uma situação acomodada da qual não temos a menor vontade ou coragem de mudar, mesmo que isso custe a nossa felicidade. Nestas situações estamos presentes em corpo, mas nossa cabeça está longe dali, sonhando com o que poderia ser.  O quadrinho de hoje trata um pouco sobre essas circunstancias, inquietações e pensamentos, e é uma daquelas obras da qual você sai diferente depois da experiência. Estou falando de Você é um Babaca, Bernardo do Alexandre Lourenço.   O roteiro gira em torno da vida e cotidiano de Bernardo, uma pessoa comum, que todo dia levanta, se veste, pega o ônibus e vai para o trabalho... Mas durante esse processo, a cabeça de Bernardo fica pra trás. Mas tudo segue de forma normal, uma clara alusão as situações nas quais estamos fisicamente presentes, mas nossa cabeça (mente) está em um lugar completamente diferente. Durante a história iremos acompanhar o como o personagem principal vai lidar c...