Pular para o conteúdo principal

Graphics MSP

 Os personagens criados por Maurício de Souza permeiam o imaginário de praticamente todo brasileiro, quem aqui nunca leu uma historinha da Mônica, Cebolinha, Magali, Astronauta e tantos outros? Esses quadrinhos são voltados ao público infantil, o que faz com que os leitores acabam por se afastar um pouco de todos esses personagens conforme vão ficando mais velhos. E foi visando esse público "órfão" que surgiu o projeto de Graphics MSP.

 Tudo começa na MSP 50, lançada em 2009, um quadrinho com artistas convidados fazendo releituras dos personagens do Mauricio, afim de homenagear os 50 anos de carreira do mestre. Foram 50 artistas fazendo tirinhas, cartuns e HQ's utilizando os personagens icônicos, mas trazendo muitos estilos gráficos diferentes.
 O projeto foi um sucesso, e gerou mais 3 álbuns seguindo o mesmo escopo do primeiro, e apresentando mais uma "tonelada" de talentos nacionais, muitas vezes desconhecido do público geral.
 Pegando carona no sucesso desse projeto, o editor da MSP 50, Sidney Gusman (um grande fã de quadrinhos e o principal responsável por recrutar os talentos para os álbuns) teve a ideia de convidar alguns dos artistas que se destacaram na homenagem a produzirem graphic novels, utilizando os personagens da Mauricio de Souza Produções. Depois de conversar e convencer o próprio Mauricio, foi anunciada a criação do selo Graphics MSP, no fim de 2012.
 A primeira leva de quadrinhos trouxa 4 títulos: Astronauta - Magnetar, Turma da Mônica - Laços, Chico Bento - Pavor Espaciar e Pitéco - Ingá

...


 Trazendo um novo folego para o mercado e catapultando novos artistas do cenário nacional, a iniciativa foi um sucesso e hoje conta com 15 quadrinhos, que abrangem diversos estilos, desde histórias cômicas até ficções cientificas. O projeto foi um divisor de águas no cenário de quadrinhos nacionais, principalmente para os artistas convidados. Foi visível o reconhecimento do público, durante os eventos as filas para adquirir produtos e autógrafos com os autores aumentaram exponencialmente depois de lançarem seus trabalhos pelo selo.
 Além disso esses quadrinhos podem ser usados para angariar alguns leitores que ainda acham que quadrinhos são coisas de criança, ou os que não tem tanto contato com a mídia e mostrar (com a ajuda dos personagens já conhecidos, mas principalmente com o talento desses novos artistas) que os quadrinhos são uma mídia incrível e que tem muito a oferecer, tanto as crianças, como aos adultos.
 Fiz a experiência de incentivar dois amigos que não consomem HQs a lerem um quadrinho deste selo, mais especificamente o Mônica - Força, da talentosíssima Bianca Pinheiro. Os dois voltaram à mim cheios de elogios, impressionados em como o quadrinho tinha sido capaz de emociona-los e passar uma mensagem muito bacana. Além disso a HQ despertou um interesse neles por outras obras do gênero.
 Portanto fica aqui a minha recomendação a todos os quadrinhos do selo Graphics MSP, que tem preços bem acessíveis e temáticas para agradar a todos os gostos, prezando sempre pela qualidade e trazendo um gostinho de nostalgia com seus personagens que marcaram a infância de todos nós. Deixo menções honrosas a trilogia Astronauta e o já citado Mônica - Força, os melhores na minha opinião.


ps: lembrando que amanhã (12 de agosto) acontece o 1º Laranja Comics, aqui em Limeira, que vai contar com a presença de Luciano Salles, que foi um dos artistas convidados a participar do primeiro MSP 50. Além disso toda a loja vai estar com 20% DE DESCONTO, é a chance de você adquirir a sua primeira Graphic MSP, ou algum outro quadrinho já recomendado aqui no blog. Fica ai o convite mais uma vez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maior Artist Alley do Mundo!!!

 Aconteceu na ultima semana a Comic Con Experience , o evento mais aguardado do ano para os fãs de quadrinhos e cultura pop em geral.  A quarta edição do evento que acontece em São Paulo sempre no inicio do mês de dezembro, foi maior do que nunca, e contou com o maior Artist Alley do mundo, com 489 artistas, superando New York Comic Con e San Diego Comic Con.  Vários nomes do quadrinho nacional e internacional estiveram expondo seus trabalhos durante os quatro dias de evento. Tive a oportunidade de visitar a feira no sábado e vou trazer alguns destaques de mais essa experiência.  A área dos artistas estava maior que a da edição passada, as filas mais organizadas, e os corredores mais espaçados. Além disso não houve nenhum painel com som alto próximo de alguns artistas como no ano anterior.  Alguns dos nomes internacionais foram os mesmo do ano passado ( Bill Sienkiewicz e Simon Beasley ), o destaque ficou para Glenn Fabry , um dos maiores capistas d...

LARANJA COMICS!

 Os eventos e feiras são de muita importância para todos os envolvidos na produção de quadrinhos, tanto para as editoras quanto pra quadrinistas independentes, e felizmente o numero de eventos vem aumentando recentemente, o que é bom pra todo mundo.  E é nessa onda de novos eventos que surge o 1º Laranja Comics , encontro de quadrinistas e ilustradores de Limeira e região.  Com a proposta de unir publico e artistas, o evento acontece no dia 12 de Agosto no Espaço Nerd , e tem entrada gratuita .  Alguns nomes de peso do cenário nacional estarão presentes:   Luciano Salles é um deles, quadrinista autor de Quarto Vivente , L'Amour: 12oz e Limiar: Dark Matter , também faz trabalhos como ilustrador, tendo trabalhos em jornais importantes como Folha de São Paulo e trabalhado na arte do disco do grupo Liniker e os Caramelows.  Outro grande nome é Ricardo Tokumoto, ou Ryot, o responsável pelo ótimo site de tirinhas riotir...

Você é um babaca?

 Muitas vezes nos encontramos em uma rotina, em uma situação acomodada da qual não temos a menor vontade ou coragem de mudar, mesmo que isso custe a nossa felicidade. Nestas situações estamos presentes em corpo, mas nossa cabeça está longe dali, sonhando com o que poderia ser.  O quadrinho de hoje trata um pouco sobre essas circunstancias, inquietações e pensamentos, e é uma daquelas obras da qual você sai diferente depois da experiência. Estou falando de Você é um Babaca, Bernardo do Alexandre Lourenço.   O roteiro gira em torno da vida e cotidiano de Bernardo, uma pessoa comum, que todo dia levanta, se veste, pega o ônibus e vai para o trabalho... Mas durante esse processo, a cabeça de Bernardo fica pra trás. Mas tudo segue de forma normal, uma clara alusão as situações nas quais estamos fisicamente presentes, mas nossa cabeça (mente) está em um lugar completamente diferente. Durante a história iremos acompanhar o como o personagem principal vai lidar c...