Pular para o conteúdo principal

A Segunda Guerra em quadrinhos

 A Segunda Guerra Mundial é um tema recorrente em filmes, livros e jogos. Os quadrinhos não poderiam ficar de fora. Um dos maiores clássicos da nona-arte, Maus de Art Spiegelman, retrata as atrocidades dos campos de concentração.
 Apaixonado por antropologia, sociologia e principalmente por pesquisar sobre os grandes conflitos da humanidade, o brasileiro Julius Ckvalheiyro decidiu juntar essas paixões com outra ainda não mencionada: quadrinhos.
 Deste caldeirão saiu Guerra: 1939-1945 a indicação da semana.



 Adquiri este material na CCXP17 diretamente com o Julius, que se mostrou uma pessoa muito simpática e também um ótimo vendedor. Foi impossível não levar nada da mesa dele.
 A HQ traz histórias de personagens anônimos do conflito, que viveram e sofreram diretamente as consequências da guerra. Acompanhamos as histórias de japoneses, alemães, americanos, ingleses e combatentes de tantas nacionalidades que participaram da segunda grande guerra.
 Durante a leitura me surpreendi com o jeito com que o quadrinho flui. O autor optou por inserir pequenos textos entre as histórias, contextualizando o leitor sobre os fatos relativos ao campo de batalha no qual a história se passa, e explicando um pouco da evolução do conflito.


 As histórias são todas contadas em primeira pessoa, fazendo com que assim o leitor tenha uma empatia maior com os protagonistas, e conecte-se com os sentimentos e sensações do combate.
 A arte de Julius é muito particular, seus desenhos parecem com fotografias da época, e é impressionante a fidelidade com que ele reproduz os veículos e aeronaves. O quadrinho é todo em preto e branco, e acho que isso combina com a proposta e com a arte.



 Este é um quadrinho diferente do habitual, e é recomendado para aquele leitor que tem curiosidade sobre esse emblemático momento da história. Acho que por mais que se leia, assista ou estude sobre a segunda guerra, sempre tem algum detalhe, ou uma perspectiva diferente a se descobrir. Se você, assim como eu, se interessa pelo assunto, dê uma chance para este material incrível, e também aos outros quadrinhos de Julius Ckavalheyro. Acompanhe o trabalho dele pelas redes sociais, e entre em contato, caso deseje adquirir algum de seus quadrinhos.

Por hoje é isso, obrigado pela visita. Comente o que achou aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a