Pular para o conteúdo principal

A Segunda Guerra em quadrinhos

 A Segunda Guerra Mundial é um tema recorrente em filmes, livros e jogos. Os quadrinhos não poderiam ficar de fora. Um dos maiores clássicos da nona-arte, Maus de Art Spiegelman, retrata as atrocidades dos campos de concentração.
 Apaixonado por antropologia, sociologia e principalmente por pesquisar sobre os grandes conflitos da humanidade, o brasileiro Julius Ckvalheiyro decidiu juntar essas paixões com outra ainda não mencionada: quadrinhos.
 Deste caldeirão saiu Guerra: 1939-1945 a indicação da semana.



 Adquiri este material na CCXP17 diretamente com o Julius, que se mostrou uma pessoa muito simpática e também um ótimo vendedor. Foi impossível não levar nada da mesa dele.
 A HQ traz histórias de personagens anônimos do conflito, que viveram e sofreram diretamente as consequências da guerra. Acompanhamos as histórias de japoneses, alemães, americanos, ingleses e combatentes de tantas nacionalidades que participaram da segunda grande guerra.
 Durante a leitura me surpreendi com o jeito com que o quadrinho flui. O autor optou por inserir pequenos textos entre as histórias, contextualizando o leitor sobre os fatos relativos ao campo de batalha no qual a história se passa, e explicando um pouco da evolução do conflito.


 As histórias são todas contadas em primeira pessoa, fazendo com que assim o leitor tenha uma empatia maior com os protagonistas, e conecte-se com os sentimentos e sensações do combate.
 A arte de Julius é muito particular, seus desenhos parecem com fotografias da época, e é impressionante a fidelidade com que ele reproduz os veículos e aeronaves. O quadrinho é todo em preto e branco, e acho que isso combina com a proposta e com a arte.



 Este é um quadrinho diferente do habitual, e é recomendado para aquele leitor que tem curiosidade sobre esse emblemático momento da história. Acho que por mais que se leia, assista ou estude sobre a segunda guerra, sempre tem algum detalhe, ou uma perspectiva diferente a se descobrir. Se você, assim como eu, se interessa pelo assunto, dê uma chance para este material incrível, e também aos outros quadrinhos de Julius Ckavalheyro. Acompanhe o trabalho dele pelas redes sociais, e entre em contato, caso deseje adquirir algum de seus quadrinhos.

Por hoje é isso, obrigado pela visita. Comente o que achou aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maior Artist Alley do Mundo!!!

 Aconteceu na ultima semana a Comic Con Experience , o evento mais aguardado do ano para os fãs de quadrinhos e cultura pop em geral.  A quarta edição do evento que acontece em São Paulo sempre no inicio do mês de dezembro, foi maior do que nunca, e contou com o maior Artist Alley do mundo, com 489 artistas, superando New York Comic Con e San Diego Comic Con.  Vários nomes do quadrinho nacional e internacional estiveram expondo seus trabalhos durante os quatro dias de evento. Tive a oportunidade de visitar a feira no sábado e vou trazer alguns destaques de mais essa experiência.  A área dos artistas estava maior que a da edição passada, as filas mais organizadas, e os corredores mais espaçados. Além disso não houve nenhum painel com som alto próximo de alguns artistas como no ano anterior.  Alguns dos nomes internacionais foram os mesmo do ano passado ( Bill Sienkiewicz e Simon Beasley ), o destaque ficou para Glenn Fabry , um dos maiores capistas d...

LARANJA COMICS!

 Os eventos e feiras são de muita importância para todos os envolvidos na produção de quadrinhos, tanto para as editoras quanto pra quadrinistas independentes, e felizmente o numero de eventos vem aumentando recentemente, o que é bom pra todo mundo.  E é nessa onda de novos eventos que surge o 1º Laranja Comics , encontro de quadrinistas e ilustradores de Limeira e região.  Com a proposta de unir publico e artistas, o evento acontece no dia 12 de Agosto no Espaço Nerd , e tem entrada gratuita .  Alguns nomes de peso do cenário nacional estarão presentes:   Luciano Salles é um deles, quadrinista autor de Quarto Vivente , L'Amour: 12oz e Limiar: Dark Matter , também faz trabalhos como ilustrador, tendo trabalhos em jornais importantes como Folha de São Paulo e trabalhado na arte do disco do grupo Liniker e os Caramelows.  Outro grande nome é Ricardo Tokumoto, ou Ryot, o responsável pelo ótimo site de tirinhas riotir...

Você é um babaca?

 Muitas vezes nos encontramos em uma rotina, em uma situação acomodada da qual não temos a menor vontade ou coragem de mudar, mesmo que isso custe a nossa felicidade. Nestas situações estamos presentes em corpo, mas nossa cabeça está longe dali, sonhando com o que poderia ser.  O quadrinho de hoje trata um pouco sobre essas circunstancias, inquietações e pensamentos, e é uma daquelas obras da qual você sai diferente depois da experiência. Estou falando de Você é um Babaca, Bernardo do Alexandre Lourenço.   O roteiro gira em torno da vida e cotidiano de Bernardo, uma pessoa comum, que todo dia levanta, se veste, pega o ônibus e vai para o trabalho... Mas durante esse processo, a cabeça de Bernardo fica pra trás. Mas tudo segue de forma normal, uma clara alusão as situações nas quais estamos fisicamente presentes, mas nossa cabeça (mente) está em um lugar completamente diferente. Durante a história iremos acompanhar o como o personagem principal vai lidar c...