Pular para o conteúdo principal

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar. Semilunar, do Camilo Solano, mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.




 Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles, que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.  Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na Feira Miolo(s), evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.
 O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).



 Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mãe, uma cantora que nunca obteve sucesso esperado, deposita todos seus sonhos na jovem filha.
 Esse é só o pontapé do roteiro, que a princípio pode parecer previsível, mas foge do óbvio e surpreende o leitor de uma forma mágica. A história é densa, profunda, como o ditado que Camilo colocou na abertura do quadrinho: "As águas calmas são as mais profundas".
 A arte do quadrinho foi o que de início mais me chamou a atenção, gostei muito do traço do Solano. Já a colorização se sobressai durante a leitura: é muito bacana o jeito com o qual ela se transforma, acompanhando as emoções da protagonista.



 Pra quem se interessa por conhecer o processo de produção de um quadrinho, o Camilo Solano publicou um vídeo bem legal dando uma ideia do seu "modus operandi" em Semilunar, CLIQUE AQUI e confira.
 Além disso no canal dele no youtube, você pode conferir incríveis animações com as musicas criadas por Maria na HQ, um extra que agrega muito à experiencia de leitura.
 Semilunar foi uma surpresa e mexeu bastante comigo. Traz uma carga pessoal, uma história daquelas que transborda sentimento e com uma dose de melancolia. Por isso, se você assim como eu é fã de musica e HQs e está à procura de emoções, dê uma chance pra este quadrinho e você não irá se arrepender. Você pode adquiri-la através do site da Balão Editorial.

Por hoje é isso, muito obrigado e um feliz 2018 para nós! Que seja mais um ano cheio de boas leituras e emoções. Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a