Pular para o conteúdo principal

O lado sombrio de Londres

 Londres com certeza é uma das cidades mais visadas pelos turistas, a capital Britânica atraí mais de 14 milhões de pessoas anualmente.
 Por mais que você passe um bom tempo visitando a cidade, tem certas coisas que só quem vive, ou viveu, lá conhece: A Vida Secreta de Londres.


 O quadrinho da vez é uma coletânea de histórias de grandes nomes da literatura e da nona arte, situadas nas ruas e pontos históricos da capital do Reino Unido. São textos e histórias em quadrinhos que abordam temas distintos, mas que tem em comum o lado não tão glamouroso da metrópole.
 Participam dessa antologia os monstros dos quadrinhos e da literatura Alan Morre e Neal Gaiman, trazendo um pouco dos seus questionamentos filosóficos e perturbações em relação as mudanças que aconteceram, e acontecem na cidade.
 Alem desses dois, Oscar Zarate, o responsável por reunir e editar essas historias, trouxe outros nomes conhecidos para participarem: Dave McKean, Iain Sinclair, Stewart Home, Steve Bell, dentre outros.


 Os temas das historias flutuam por situações cotidianas, historias de relacionamentos conturbados, investigações policiais e contos horrendos. A maioria delas traz referências a ruas e pontos históricos de Londres. Aproveitei para pesquisar imagens desses locais, e dessa forma conseguir uma imersão maior com algumas histórias. Também pude ver o quanto alguns artistas se esforçaram para recriar a ambientação destes lugares.
 Alem das referencias aos locais, são citados muitos escritores e pensadores londrinos. O que pra quem não conhece muito sobre literatura inglesa (como eu) pode deixar algumas lacunas. Porem o pessoal da Editora Veneta teve o cuidado de inserir notas do editor, explicando algumas dessas citações, pra tentar evitar ao máximo essa falta de entendimento do leitor.


 A arte, por se tratar de uma antologia, tem diferentes traços, indo desde um cartum simples, até uma espécie de colagem experimental (essa ultima inclusive não me agradou muito). Porem a arte de todas as historias tem algo em comum: o uso do preto em abundancia pra trazer esse tom de obscuridade, do "secreto", da parte "suja" de Londres. 
 Se eu tivesse que escolher uma unica história, optaria por Come down town, com roteiro e arte de Carol Swain. O quadrinho traz um policial procurando por um vândalo, que tem como suas "presas" locais associados aos grandes escritores da cidade.
 Por fim A vida secreta de Londres é um quadrinho denso e cheio de referencias. Não é pra qualquer um. Se você gosta de algo mais divertido, talvez isto não seja pra você. Mas se você tem mente aberta, já conhece o trabalho de um dos artistas participantes e gosta daquela sensação de "pulga atrás da orelha" você vai gostar.

 Essa postagem é um oferecimento do Espaço Nerd, e vale lembrar que até o fim do mês de setembro eles estão com uma promoção de 20% DE DESCONTO EM TODA A LOJA! Se interessou por A vida secreta de Londres? Corre lá e garante o seu com esse superdescontão.
 Não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook, e deixe suas sugestões aqui nos comentários.
 Valeu! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

LARANJA COMICS!

 Os eventos e feiras são de muita importância para todos os envolvidos na produção de quadrinhos, tanto para as editoras quanto pra quadrinistas independentes, e felizmente o numero de eventos vem aumentando recentemente, o que é bom pra todo mundo.  E é nessa onda de novos eventos que surge o 1º Laranja Comics , encontro de quadrinistas e ilustradores de Limeira e região.  Com a proposta de unir publico e artistas, o evento acontece no dia 12 de Agosto no Espaço Nerd , e tem entrada gratuita .  Alguns nomes de peso do cenário nacional estarão presentes:   Luciano Salles é um deles, quadrinista autor de Quarto Vivente , L'Amour: 12oz e Limiar: Dark Matter , também faz trabalhos como ilustrador, tendo trabalhos em jornais importantes como Folha de São Paulo e trabalhado na arte do disco do grupo Liniker e os Caramelows.  Outro grande nome é Ricardo Tokumoto, ou Ryot, o responsável pelo ótimo site de tirinhas riotiras.com . Além do site Ricardo trabalha como ilustr

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras